“ Uberaba é minha casa, meu quintal e minha rua O bairro, o entorno rural, a escola, o colégio. O centro da cidade, o clube e a igreja; Simples assim, tal distraída lembrança...” (Valdo Resende)

Neste ano, a Escola Criativa de Uberaba comemorou o seu 31º aniversário fazendo uma homenagem ao bicentenário de Uberaba. Sim, Uberaba fará 200 anos em março; por isso passamos o ano escolar preparando uma comemoração especial que ocorreu na última segunda-feira, dia 02  de dezembro, no Teatro José Maria Barra.
As apresentações nos emocionaram na medida em que aconteciam... foram verdadeiras aulas de História sobre a  nossa cidade! Tanto uberabenses de origem quanto os que adotaram a cidade de Uberaba como sua, emocionaram-se e aplaudiram nossas crianças e adolescentes.
Na abertura, alunos do sexto e do sétimo ano declamaram poemas e cantaram o Hino de Uberaba sob o som de instrumentos musicais, coordenados pelas professoras Edilene e Sirlene.
Os alunos do oitavo e nono anos fizeram  uma performance de movimentos com poesia de Gabriel Toti sobre Uberaba. Coordenados pelo professor Mayron Engel também apresentaram uma adaptação livre da obra de William Shakespeare, “Romeu e Julieta” . Imaginem o quanto pudemos apreciar uma história ocorrida no Sertão da Farinha Podre, onde um amor ameaçava as brigas entre as famílias Queijo e Goiabada. 
Mais um ano os alunos do Ensino Fundamental 1 deram um show na apresentação da peça criada para homenagear os 200 anos da cidade de Uberaba, ressaltando alguns locais importantes, personalidades marcantes na história da cidade. Coordenados pela professora Ana Elisa Porfírio apresentaram Uberaba no passado, no presente e principalmente o que pode ser no futuro.
O Coral Cantoria encerrou as apresentações da noite com toda a fofura e dom artístico de que são capazes de demonstrar! Que organização, que concentração, que brilho mostraram ao cantarem músicas de Marisa Monte, Gonzaguinha, com o intuito de homenagear Peirópolis e também a Escola Dulce de Oliveira.
Fazer parte da equipe Criativa é isso! É mergulhar de cabeça nos estudos, na pesquisa, na arte, na dança, nas pinturas, nos movimentos... é fazer de um tema como “200 anos de Uberaba” um motivo para aprender mais, para se emocionar!!!! 
Parabéns, Criativa!!!! Parabéns, Uberaba!!!!!
            Professora Liza